ROMA, 21 de jul de 2015 às 11:40
O Governador do estado da Califórnia, Jerry Brown, assegurou que a estátua do Beato Frei Junípero Serra – que será canonizado pelo Papa Francisco durante sua visita aos Estados Unidos em setembro deste ano – permanecerá no Capitólio dos Estados Unidos “até o fim dos tempos”.
Brown, membro do Partido Democrata, fez esta promessa em uma entrevista à página Crux durante sua viagem à Roma (Itália), onde participa do encontro “Escravidão moderna e mudança climática: o compromisso das cidades”, organizado pela Pontifícia Academia das Ciências nos dias 21 e 22 de julho.
As declarações de Brown, que foi seminarista jesuíta, respondem à campanha orquestrada por Ricardo Lara, senador do parlamento de Califórnia abertamente homossexual e também integrante do Partido Democrata.
Lara expressou reiteradamente sua desconsideração pela Igreja Católica e promove que a imagem de Frei Junípero Serra – considerado o Padre de Califórnia – seja substituída pela imagem da astronauta lésbica Sally Ride.
O projeto de Ricardo Lara foi aprovado pelo senado de Califórnia no dia 13 de abril, por 22 votos contra 10. Um comitê da assembleia estatal também aprovou a proposta de Lara no início de julho, mas ainda deve ser aprovada pelo governador de Califórnia, Jerry Brown, e toda a assembleia do estado.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Dentro do programa da viagem do Papa Francisco aos Estados Unidos neste ano, está a canonização do Frei Junípero Serra, o qual será o primeiro santo hispano desse país. O Santo Padre presidirá esta cerimônia no Santuário Nacional da Imaculada Conceição em Washington D.C., no dia 23 de setembro.
Em maio deste ano, o Pontífice destacou o “testemunho de santidade de Frei Junípero”, e pediu tomá-lo como guia “para que todo o povo americano descubra a própria dignidade, consolidando cada vez mais a própria pertença a Cristo e a sua Igreja”.
A campanha ‘Salvemos Serra’ encorajou os californianos a exigirem aos seus legisladores que se contraponham à retirada da imagem do Beato do Capitólio dos Estados Unidos, destacando que Frei Junípero Serra foi “o grande evangelizador de origem espanhola que trabalhou incansavelmente com os nativos americanos e fundou nove missões sobre as quais se edificaram as cidades mais importantes de Califórnia”.
‘Salvemos Serra’ recebeu um grande apoio através da sua página em português www.salvemosaserra.com e mais de 47 mil assinaturas na plataforma CitizenGO.